Endometriose Intestinal: conheça os sintomas e saiba como tratar

O desenvolvimento da endometriose pode estar relacionado com a saúde intestinal

endometriose | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o desenvolvimento da endometriose pode estar relacionado com a saúde intestinal? Cerca de 7 milhões de mulheres tem endometriose no Brasil, segundo a (SBE (Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia) e, segundo a nutricionista Luanna Caramalac, é fundamental adotar uma alimentação saudável e equilibrada para combater essa inflamação no organismo.

Endometriose pode estar ligada à saúde intestinal (Foto: Shutterstock)

A endometriose intestinal é uma doença na qual o endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero), cresce no intestino e dificulta o bom funcionamento dele, e a partir disso  causa sintomas como a alteração dos hábitos intestinais, dor abdominal intensa, especialmente durante a menstruação, dificuldade para evacuar, dor durante a relação sexual, diarreia persistente, e sangue na fezes.

“Por esse motivo, o tratamento dessa doença requer cuidados na mucosa intestinal, uma vez que ela encontra-se saudável e impermeável, diminui a passagem de substâncias mal digeridas e de toxinas à corrente sanguínea, além de contribui para diminuir a inflamação crônica,” ressalta a nutricionista com foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas degenerativas e emagrecimento saudável.

É comum notar alterações na microbiota da vagina ou do intestino, e consequentemente a microbiota intestinal impacta na microbiota vaginal, ou seja, ambos possuem relação. 

“É recomendado apostar em alimentos com propriedade anti-inflamatórias e evitar ou reduzir a ingestão de carne vermelha, leite e derivados, embutidos, frituras, açucares e doces em geral, farinha refinada, refrigerantes e outras bebidas gaseificadas de forma artificial, explica a nutricionista”, explica a especialista.

Diagnóstico

Após todos os sintomas, para confirmar o diagnóstico de endometriose intestinal, o especialista recomendará exames de imagem como o ultrassom transvaginal, tomografia computadorizada, videolaparosocopia ou enema opaco, para de fato, conseguir analisar qual é alteração e dessa maneira, descartar outras possíveis doenças intestinais que podem ter sintomas parecidos com síndrome do intestino irritável apendicite e a doença de Crohn.

É necessário que haja um tratamento entre nutricionistas e ginecologistas para garantir que tenha efeito, além disso, nos casos que os sintomas são mais leves, ou seja, quando o tecido endometrial não se espalhou muito, o tratamento consiste em uso de medicamentos hormonais. 

Já nos casos mais graves é indicada a realização da cirurgia para reduzir a quantidade de tecido, pois dessa maneira os incômodos diminuirão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES