O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, recebeu recentemente o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), após apresentar um declínio cognitivo acentuado, notado por seu filho, Augusto Nascimento.
O que é a DCL
As demências, de modo geral, são caracterizadas pela perda progressiva da função cerebral, muitas vezes causada pelo acúmulo anormal de proteínas. No caso da DCL, a proteína envolvida é a alfa-sinucleína, que se deposita no cérebro e causa sintomas específicos da doença.
Segundo a literatura médica, existem diferentes tipos de demência. O neurologista Paulo Bertolucci, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e membro da Academia Brasileira de Neurologia, cita os mais comuns: Alzheimer, demência vascular, formas combinadas de Alzheimer e vascular, a demência por corpos de Lewy e a frontotemporal, diagnóstico famoso do ator Bruce Willis.
A demência por corpos de Lewy geralmente surge entre os 65 e 70 anos e progride lentamente. Embora compartilhe semelhanças com outras demências, apresenta sinais específicos que ajudam no diagnóstico. Entre eles, destacam-se flutuações na capacidade funcional: a pessoa pode realizar tarefas normalmente em um momento e, minutos depois, apresentar confusão mental ou sonolência, retomando posteriormente suas habilidades.
Outro sintoma característico é o parkinsonismo atípico, que inclui rigidez, lentidão nos movimentos e dificuldade para caminhar. Tremores podem aparecer de forma discreta e bilateral, diferindo do quadro típico do Parkinson.
As alucinações visuais precoces e frequentes também são comuns. O paciente passa a ver pessoas ou objetos inexistentes e pode ter dificuldade para interpretar imagens complexas, confundindo ou ignorando detalhes importantes, diferentemente do Alzheimer, em que as alucinações surgem mais tarde.
O distúrbio comportamental do sono REM é outro sinal indicativo da DCL. Durante o sono REM, há normalmente paralisia muscular para impedir que sonhos sejam fisicamente representados. No distúrbio, essa paralisia é comprometida, fazendo com que a pessoa execute movimentos físicos que aumentam o risco de quedas.
O diagnóstico da demência por corpos de Lewy é clínico, feito a partir da análise do histórico do paciente e da combinação de sintomas. Não há cura para a doença, e o tratamento é sintomático. Para melhorar a qualidade de vida, recomenda-se a prática de atividades físicas, fisioterapia e terapia ocupacional, além do acompanhamento médico constante.