SEÇÕES

Entenda quando comprar se torna um vício e onde encontrar ajuda - Júlia

A realidade dos devedores compulsivos é um recorte extremo da situação preocupante em que vive a maior parte das famílias brasileiras - Júlia

Slide 2 de 8

Júlia

Siga-nos no

Amanda e Julia começaram a colocar as contas em ordem com a ajuda das reuniões dos Devedores Anônimos, grupo de apoio semelhante aos Alcoólicos Anônimos. Lá descobriram que têm uma doença sem cura: a compulsão por compras.

Júlia conheceu os Devedores Anônimos há 18 anos, quando tinha uma dívida de cerca de R$ 30 mil na época.

Amanda tomou contato com o grupo em 2020, em busca de ajuda. Na ocasião, ela devia cerca de R$ 250 mil.

Elas têm um descontrole químico: Mas como uma pessoa pode perder tanto o controle assim? Não é só fazer as contas e ver o que dá para comprar ou não? É muito mais complicado para alguns.

Os compradores compulsivos sofrem de onimania, um transtorno que se caracteriza pelo descontrole do impulso em atividades normais do dia a dia, como fazer compras ou contrair uma dívida.

O transtorno tem origem em uma predisposição química do organismo do paciente, muitas vezes associado a questões psicológicas, afirma Renata Fernandes Maransaldi, psicóloga do Pro-Amiti (Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso), do Hospital das Clínicas da USP.

É muito parecido com a dependência química, e não tem cura. Mas tem tratamento.

Carregue mais