Entenda quando comprar se torna um vício e onde encontrar ajuda - Nova lei

A realidade dos devedores compulsivos é um recorte extremo da situação preocupante em que vive a maior parte das famílias brasileiras - Nova lei

Slide 4 de 8
Avalie a matéria:

Nova lei

Nova lei tenta proteger quem não entende de finanças: O problema levou à aprovação, em julho de 2021, da Lei do Superendividamento, cujo objetivo é impedir ofertas abusivas de crédito a pessoas que não são capazes de arcar com a dívida sem comprometer sua sobrevivência.

A ideia é incentivar uma oferta de crédito transparente, em que o consumidor é informado sobre todos os fatores envolvidos no empréstimo ou na venda a prazo.

Crédito muito fácil nem sempre é bom: Ainda assim, modalidades controversas de crédito continuam existindo. Um exemplo é o crédito consignado do Auxílio Brasil, autorizado pelo governo federal em outubro, às vésperas da eleição.

"Um auxílio emergencial é para despesas emergenciais. Se for usado para consumo, vai faltar dinheiro para comida", diz Myrian Lund, educadora financeira.

Aprender a gastar: Uma das características da compulsão por compras é que ela se baseia em comportamento incentivado na sociedade, que é o consumo. Por isso, o compulsivo precisa reaprender a comprar, diz Renata Maransaldi, do Pro-Amiti.

"Não vamos conseguir mudar o padrão da sociedade, então ele precisa aprender a identificar seus pensamentos e sentimentos relacionados à compra", diz. O instituto atende gratuitamente a pessoas com diversos transtornos do impulso e viu a procura aumentar com a pandemia da covid-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES