SEÇÕES

Epilepsia: conheça a doença e os tratamentos disponíveis no SUS - Março Roxo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. - Março Roxo

Slide 1 de 4

Março Roxo

Siga-nos no

No último sábado, 26 de março, foi o dia internacional dedicado à conscientização sobre a epilepsia. A data alerta para a importância da temática e para o diagnóstico precoce.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não é causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.

Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas relativamente evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise não for tão aparente.

Slide 1 de 4
Carregue mais