Em muitas cidades no interior do Sul do Brasil, é costume das famílias colher uma planta aromática e delicada: a marcela, ou macela. Ela é carrega benefícios medicinais poucos conhecidos, mas indispensáveis. Facilmente reconhecida pelo aroma suave e suas pequenas flores amareladas, o chá feito com suas flores secas é utilizado há décadas para tratar desconfortos digestivos, como dores de barriga, cólicas menstruais, gases e má digestão.
Além disso, especialistas afirmam que os benefícios não param por aí. O chá de macela também é conhecido por reduzir o estresse, ajudar a acalmar, relaxar e melhorar a qualidade do sono. Tornando-se um aliado natural que muitos recorrem nos momentos de estresse e ansiedade.
Como usar
Geralmente, as plantas medicinais são comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É válido lembrar que apesar de um chá natural ser considerado ser fitoterápico ou alimentício, não significa que não possa fazer mal à saúde.
Como preparar o chá
- Separar uma colher de chá (5ml/1g) das inflorescências
- Preparar a infusão em 150ml de água quente
- Beber após o preparo, de duas a três vezes ao dia
Cuidados válidos
- Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas à macela, portanto, observe qualquer reação adversa e interrompa o uso se necessário.
- Evite o consumo excessivo, pois pode causar vertigem ou dores de cabeça em algumas pessoas.