As ervas e plantas em forma de infusões são popularmente conhecidas como forma de manter o bem-estar físico. A verbena-limão, também conhecida como erva- cidreira, é um ingrediente comum nessas bebidas. Seu nome científico é Aloysia triphylla e provém de um arbusto aromático nativo da Argentina e do Chile.
Cresce tipicamente em climas quentes e semi-áridos, apesar de também ser facilmente cultivada em jardins domésticos. Especialistas a descrevem como uma erva com aroma e sabor cítricos, rica em antioxidantes e óleos essenciais. Estima-se que uma xícara de infusão de verbena-limão, equivalente a 238,1 gramas, contém aproximadamente 4,8 calorias, 0,2 g de proteína, 0,2 g de gordura e 0,5 gramas de carboidratos.
benefícios do chá
A infusão é rica em diversos compostos vegetais, como terpenoides e compostos fenólicos, conhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, contém um polifenol chamado verbascosídeo, que pode ajudar a proteger as células do estresse oxidativo.
Múltiplos benefícios
De acordo com a Biblioteca Digital de Medicina Tradicional Mexicana, a verbena-limão tem sido usada tradicionalmente no centro do México, onde acredita-se que alivia distúrbios digestivos, como diarreia, cólica biliar, vômitos e gases.
Um estudo recente constatou que pessoas saudáveis que consumiram extrato de erva-cidreira por 10 dias registraram redução nos danos musculares, conforme evidenciado por marcadores inflamatórios no sangue. Elas também relataram menos dores musculares em comparação com um grupo de controle que não recebeu o suplemento.
Além disso, o aroma da erva pode ter um efeito calmante. Em outro estudo, um grupo de gestantes submetidas a cesáreas recebeu 30 minutos de aromaterapia com o extrato da erva e relatou níveis mais baixos de ansiedade do que aquelas que receberam aromaterapia placebo. Outro beneficio a ser destacado é seu alto teor de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, eles ajudam a verbena-limão a reduzir o estresse oxidativo no organismo.
Da mesma forma, o composto verbascosídeo, presente nesta planta, tem sido associado aos seguintes efeitos:
- Proteção das células pancreáticas contra o estresse.
- Redução da dor e relaxamento da musculatura intestinal.
- Redução da inflamação do fígado.
- Prevenção do crescimento tumoral.
- Proteção do tecido ocular contra danos oxidativos.
- Melhora os níveis de colesterol.
- Redução da ansiedade e efeito relaxante nos músculos.
Para incorporar a infusão à rotina, é recomendável consultar um médico ou nutricionista. A verbena-limão não deve ser combinada com medicamentos sedativos, pois pode causar sonolência excessiva ou dificuldade para respirar.