Estes 4 hábitos parecem inofensivos, mas destroem a saúde dos seus rins

Os rins desempenham funções fundamentais para o bom funcionamento do corpo e precisam de cuidados

Avalie a matéria:
Alguns hábitos são prejudiciais aos rins e precisam ser evitados | Reprodução/Internet

Os rins desempenham funções fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Eles são responsáveis por filtrar o sangue e remover os resíduos tóxicos presentes na circulação, regulando os fluidos, hormônios, ácidos e sais no organismo. Devido a toda essa importância, os rins precisam de cuidados e alguns hábitos precisam ser evitados por serem danosos a esse órgão. 

Certos hábitos podem ser bastante agressivos aos rins. "Na forma aguda, o insulto ao rim ocorre rapidamente, podendo levar à perda da função dos rins de horas a dias - e é potencialmente reversível; quando crônico, o problema perdura por mais de 3 meses, ocasionando perda da função dos rins de caráter crônico e progressivo", explica a médica nefrologista Caroline Reigada.

Mas que hábitos são esses? O Hospital do Rim, de Ivaiporã, em seu site, traz alguns comportamos que podem causar grandes prejuízos aos rins e que devem ser evitados. O primeiro deles e o mais conhecido, é beber pouca água. Esse erro pode causar uma lesão renal grave, isso acontece porque o sangue fica muito concentrado, reduzindo assim o fluxo para os rins, dificultando a eliminação das toxinas do corpo.

Não ir ao banheiro quando tem vontade. Um hábito que parece inocente, mas que pode trazer danos graves aos rins é o costume de segurar a urina. Algumas pessoas fazem isso para conseguir completar uma tarefa ou até mesmo por estar em um local em que não existem banheiros de fácil acesso. No entanto, fazer isso por muito tempo pode ocasionar o acúmulo de bactérias além do aparecimento de complicações, como hipertrofias e hidronefrose (aumento da pressão da urina nos rins).

🍻 Fumo e álcool

Muitas pessoas associam o cigarro com mais facilidade a danos causados aos pulmões, no entanto, além de danificar outros órgãos do corpo, o cigarro é uma das principais causas de insuficiência renal terminal. Já no caso do álcool, existem algumas bebidas que levam toxinas e componentes agressivos para os rins e fígado. Além disso, consumir álcool de forma exagerada contribui para desidratar o corpo, causando prejuízos à atividade normal dos rins.

🧂 Excesso de Sódio

A ingestão frequente de grandes quantidades de sal prejudica os rins e causa problemas de saúde. Isso porque, quando há um grande consumo de sal, os rins precisam trabalhar muito mais para eliminá-lo, elevando a pressão sanguínea. O excesso de algumas outras substâncias também é prejudicial, como a proteína, os analgésicos e a cafeína.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES