Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, encontrados em diversos alimentos, podem ajudar a proteger contra certos tipos de câncer. O estudo também mostrou que pessoas com níveis mais altos dessas gorduras saudáveis no sangue apresentaram um risco menor de desenvolver tumores, incluindo os de intestino, estômago e pulmão.
O estudo
A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade da Geórgia (UGA), que comprovou que níveis elevados de ômega-3 e ômega-6 estão associados a uma redução nas taxas de 14 tipos diferentes de câncer.
"Essas descobertas indicam que a maioria das pessoas deve se concentrar em aumentar a ingestão desses ácidos graxos em sua alimentação", explica Yuchen Zhang, principal autor do estudo e doutorando na Faculdade de Saúde Pública da UGA.
Isso ocorre porque os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são gorduras saudáveis e fundamentais para o corpo, mas como o organismo não é capaz de produzi-los por conta própria, é necessário adquiri-los por meio da alimentação.
Alguns alimentos em que a ômega-3 e a ômega-6 estão presentes:
- Peixes gordos, como salmão, truta, cavala e sardinha
- Nozes
- Sementes, como girassol, cânhamo, linhaça e chia
- Alimentos ricos em óleos vegetais, como de canola, linhaça e soja
Altos níveis de ômega-6 e ômega-3 podem diminuir as chances de desenvolver alguns tipos de câncer, como os de cabeça e pescoço, esôfago, estômago, intestino, reto, trato hepatobiliar, pâncreas, pulmão, melanoma maligno, tecido conjuntivo mole, rim, bexiga, cérebro e tireoide.
Embora essa recomendação tenha sido respaldada por estudos científicos publicados pelo portal O Globo, é sempre aconselhável consultar um médico sobre a sua alimentação, mesmo que seja composta por alimentos naturais. A prioridade deve ser, acima de tudo, manter uma vida saudável e equilibrada.