Estou com alergia ou intolerância alimentar? Saiba como diferenciar
- Para cada condição, um tratamento
Passar mal após se alimentar pode ser reação de algum alimento ingerido. Mas será alergia ou uma intolerância? Aprenda a diferenciá-las
- Para cada condição, um tratamento
Os sintomas, bem como a investigação minuciosa do médico através de exames, deve levar ao diagnóstico, definindo se a pessoa sofre com alergias ou intolerâncias alimentares. A partir daí, o tratamento é totalmente diferente para cada uma.
"Para combater a alergia é necessário eliminar o contato, inalação ou consumo do alimento envolvido. Depois, alguns pacientes podem desenvolver tolerância e consumir o alérgeno sem novas reações, mas isso só o especialista dirá. Já em casos de intolerância, ele tende a tolerar certas doses do ingrediente, que variam para cada um. Porém, se esse controle falha e inicia uma crise alérgica, entram os remédios", explica Ully.
Portanto, importante salientar que o auxílio médico é fundamental para identificar se os sintomas são fruto de alergia ou intolerância alimentar e qual o tratamento mais adequado para a condição apresentada. Afinal, alguns quadros podem evoluir para reações mais severas. Caso desconfie de uma das condições, procure ajuda imediatamente, viu?