SEÇÕES

Estudo revela hábito muito comum que aumenta risco de ataque cardíaco

Esse hábito costuma ser comum entre jovens e acarreta doenças cardíacas na idade adulta

Saúde do coração | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

Pessoas que passam muito tempo em frente a telas na juventude podem enfrentar problemas cardíacos na idade adulta, segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores utilizaram dados do estudo Coronary Artery Risk and Development in Young Adults (CARDIA), que acompanha o risco de doenças cardíacas em milhares de adultos há várias décadas. 

O que o estudo revelou?

A partir dessa análise, eles descobriram que cada hora adicional gasta assistindo televisão aos 23 anos estava associada a uma probabilidade 26% maior de desenvolver doenças cardíacas ao longo do tempo. 

Além disso, essa mesma quantidade de tempo estava ligada a um aumento de 16% na probabilidade de sofrer um ataque cardíaco e/ou acidente vascular cerebral (AVC) durante o período de acompanhamento.

Prejuízos na meia-idade

Os efeitos negativos do tempo de tela não se limitam apenas à juventude. O estudo também revelou que cada hora extra de televisão assistida diariamente durante a meia-idade aumentava as chances de uma pessoa desenvolver doença cardíaca coronária em 55%, sofrer um derrame em 58% e ter doenças cardíacas em geral em 32%.

Os autores do estudo destacam que esses resultados indicam que o tempo de tela na juventude pode influenciar significativamente os hábitos futuros relacionados ao uso de telas ao longo da vida adulta, impactando a saúde cardiovascular a longo prazo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também