A decisão de realizar um implante mamário pode ser influenciada por diversos fatores, desde questões estéticas até a autoestima. No entanto, algumas mulheres que optaram por essa cirurgia acabam decidindo retirar as próteses devido a complicações de saúde, mudanças pessoais ou simplesmente porque não se sentem mais confortáveis com o procedimento.
Conforme o cirurgião plástico Davis Barbosa, esse é um procedimento incomum, pois a maioria das mulheres costuma ficar satisfeita com tamanho e formato da prótese de silicone.
“Geralmente essa vontade surge porque a mama cresceu com o tempo ou por motivos ligados ao avanço da idade”, afirma.
O explante de mama é a cirurgia que retira os implantes mamários e, em alguns casos, a cápsula formada ao redor deles. É uma opção para quem busca remover os implantes por diversos motivos, desde insatisfações estéticas até questões de saúde. A cirurgia pode ser simples, envolvendo apenas a remoção do implante, ou mais complexa, com a necessidade de reconstrução da mama após a retirada
Segundo o médico, geralmente é possível fazer a retirada da prótese e a reconstrução da mama usando os próprios tecidos da região da mama, mas em algumas situações isso não é possível.
“A glândula mamária é muito reduzida. Então em alguns casos que mulher colocou a prótese ainda jovem, porque a mama era pequena e depois quer retirar, não dá pra refazer a mama no volume moderado. É possível fazer um enxerto de gordura na região, mas essa opção só é viável em pequeno volume. Esse enxerto não vai substituir a função de uma prótese de silicone. Mas apesar dessas limitações, no geral, o resultado do explante da prótese costuma ser satisfatório” ressalta Davis