Farmacêuticos alertam sobre o uso indiscriminado de antimicrobianos

Dia 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e os conselhos Federal e Regionais de Farmácia estão divulgando uma campanha sobre como a resistência dos antimicrobianos representa uma ameaça à saúde da população.

Avalie a matéria:
Campanha sobre como a resistência dos antimicrobianos | Divulgação

Dia 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e os conselhos Federal e Regionais de Farmácia estão divulgando uma campanha sobre como a resistência dos antimicrobianos representa uma ameaça à eficácia dos medicamentos antimicrobianos, como antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários. Essa resistência acontece quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas desenvolvem a capacidade de resistir aos efeitos dos medicamentos que antes eram eficientes no seu controle. 

Automedicação - Uma pesquisa recente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) revelou um cenário alarmante: no Brasil, 86% dos entrevistados admitiram tomar medicamentos sem orientação de um prescritor. Esse hábito preocupante, que afeta, segundo a pesquisa, principalmente mulheres, pessoas economicamente ativas e com maior nível de instrução, pode acarretar sérias consequências para a saúde.

O estudo destacou que a automedicação é mais comum em casos de dor de cabeça, gripes, resfriados, febre e dores musculares. Além disso, muitos brasileiros recorrem a essa prática para problemas como ansiedade, insônia, estresse e perda de peso. A facilidade de acesso à informação pela internet também influencia, com 68% dos entrevistados admitindo recorrer à rede para obter orientações sobre saúde.

Farmacêuticos alertam que a automedicação pode mascarar doenças graves e retardar o tratamento adequado, o que pode levar a complicações ainda maiores, sendo crucial conscientizar a população sobre os riscos associados à automedicação, promovendo a busca por orientação profissional em questões de saúde.

Raulino Ferreira, presidente do CRF-PI (Foto: Ascom)

O presidente do CRF-PI, Raulino Firmino, destaca que o objetivo da campanha é elevar a conscientização sobre resistência dos antimicrobianos. "É necessários promover a responsabilidade na prescrição e uso de antimicrobianos e valorizar o papel do farmacêutico para o uso racional de medicamentos".

PONTE ESTAIADA ILUMINADA NA COR DA CAMPANHA

Em Teresina, a Ponte Estaiada João Isidora Françca será iluminada na cor azul, na noite deste dia 5 de maio, em alusão à campanha, assim como, pontos turísticos de todos os demais 26 estados do país.

(Foto: reprodução internet)

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES