Siga-nos no
Não é somente a pressão arterial a causadora de problemas cardíacos. O cardiologista Roberto Yano, especialista em estimulação cardíaca artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, explica que a insuficiência renal também pode levar ao surgimento de cardiopatias. Isso porque os rins são órgãos nobres e responsáveis pelo controle da pressão arterial.
"Quando os rins enfraquecem, perdem a sua capacidade de filtração, ocorre um descontrole da pressão arterial. Como já sabemos, essa elevação da pressão pode sobrecarregar o coração, levando a quadros de insuficiência cardíaca e ao aceleramento do processo de aterosclerose", alerta.
"É praticamente uma bola de neve. Os rins doentes elevam a pressão arterial. Esse descontrole pressórico, deixa o coração mais fraco. O coração ficando doente, faz com que os rins fiquem menos perfundidos, piorando ainda mais a sua função e piorando a pressão arterial, ou seja, o problema em um dos órgãos acaba por fim deixando os dois órgãos doentes", complementa o cardiologista.
O especialista destaca 5 principais alertas que podem surgir em um indivíduo com a função renal prejudicada.