Herpes labial: feridas podem resultar em graves complicações - O que é herpes labial?

Com o quadro viral, Eliezer do BBB 22 teve trocas íntimas com outras participantes da casa. Luciana Passoni, médica dermatologista, explica os motivos pelos quais isso deve ser evitado - O que é herpes labial?

Slide 2 de 6
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que é herpes labial?

A primeira coisa a se ter em mente sobre o herpes, é que se trata de um vírus com muitas mutações e variações, mas que normalmente apresentam os mesmos sintomas: feridas e machudos pelo corpo, mas principalmente nas genitais e regiões da face.

Segundo Passoni, o tipo mais comum é o simples, que pode afetar diferentes partes do corpo. "É o caso, por exemplo, do herpes na boca e do herpes labial, que podem evoluir em uma estomatite. Há também o herpes genital e o vaginal", aponta.

O herpes-zóster, por exemplo, é um tipo de vírus que é popularmente conhecido como “cobreiro”, sendo o responsável por causar a doença da catapora, muito comum na infância. "Quase todos nós temos contato com o vírus varicela-zóster, causador da catapora, mesmo que a doença em si e suas típicas manchas vermelhas não apareçam. Depois desse primeiro encontro, o invasor se esconde no sistema nervoso e ali o patógeno fica adormecido, controlado pelo nosso sistema imune", aponta a especialista.

Quando existe uma queda expressiva na imunidade, seja pela idade, por uma doença ou pelo estresse, o vírus encontra um "terreno fértil" para voltar a se manifestar, de acordo com Passoni.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES