SEÇÕES

Homem descobre câncer raro após notar pequeno caroço e faz alerta sobre HPV

O europeu Anthony Perriam, de 41 anos, procurou atendimento médico e foi informado de que tinha um câncer de cabeça e pescoço associado ao vírus do papiloma humano (HPV)

Anthony Perriam foi diagnosticado com um câncer de cabeça e pescoço relacionado ao HPV | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Um pai de dois filhos quase perdeu a língua após descobrir que um pequeno caroço sob a mandíbula era um câncer. O diagnóstico foi recebido por Anthony Perriam, de 41 anos, morador de Cardiff, no País de Gales, que procurou atendimento médico ao notar a alteração e, semanas depois, foi informado de que tinha um câncer de cabeça e pescoço associado ao vírus do papiloma humano (HPV).

Apesar de não apresentar sintomas, exames como tomografia computadorizada, biópsia e ressonância magnética confirmaram a doença em março de 2023.

"Eu só tinha ouvido falar do HPV em relação ao câncer de colo do útero. Não tinha ideia de que poderia causar cânceres como este, especialmente em homem. Me considero sortudo por ainda conseguir comer e falar, mas se tivesse deixado passar mais tempo, poderia ter perdido a língua ou até mesmo morrido", conta.

COMO O HPV AGE 

Segundo o Serviço Nacional de Saúde de Gales (NHS Wales), a maioria das pessoas infectadas pelo HPV elimina o vírus naturalmente. No entanto, alguns tipos podem causar verrugas genitais ou câncer, sendo os tumores de cabeça e pescoço mais frequentes em homens e o câncer de colo do útero mais comum em mulheres. A vacinação é recomendada em vários países para crianças de 12 e 13 anos, enquanto no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o imunizante gratuitamente para pessoas entre 9 e 14 anos.

O tratamento de Anthony incluiu a retirada de 44 gânglios linfáticos do pescoço e a remoção do tumor localizado na base da língua por meio de cirurgia assistida por robô. "Me disseram que detectaram bem a tempo. Um dos gânglios linfáticos estava prestes a romper. Se tivesse avançado um pouco mais, poderia ter se espalhado", afirma. Ele relata que o impacto emocional foi imediato. "Naquela época, eu tinha um filho de 3 anos e outro de 6. Meu primeiro pensamento não foi em mim, mas neles. Estava completamente apavorado por eles."

ALERTA PARA PREVENÇÃO

Anthony hoje alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. 

"Se você notar um caroço, mesmo que não doa, vá fazer um exame. Não se fala o suficiente sobre este tipo de câncer, especialmente entre os homens. A detecção precoce realmente salva vidas." 

Dados do Hospital Universitário de Gales indicam que a vacinação contra o HPV tem contribuído para a redução significativa de casos de câncer de colo do útero, com queda de quase 90% entre mulheres na faixa dos 20 anos desde a introdução da vacina em 2008.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também