Imunização: saiba como funciona a nova vacina da dengue

Entenda como ela funciona, quem pode tomar e a importância da vacinação para prevenir a disseminação da doença

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa da vacina da dengue | Reprodução/Internet

Doença viral infecciosa, a dengue é causada por uma trupe de arbovírus, transmitidos por mosquitos que se alimentam de sangue. Em 2024, o país atingiu mais de 4 milhões de casos nos primeiros meses do ano, além de casos de óbitos. Até a 19ª semana epidemiológica, o Piauí registrou 5.851 casos confirmados de dengue, um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023. 

COMO O VÍRUS DA DENGUE SE MANIFESTA

O vírus passa a circular e infectar as pessoas por meio das picadas do inseto, que já se espalhou por todas as regiões do país, através, principalmente, da água parada. Os sintomas da doença variam de acordo com a gravidade, desde febre baixa e manchas pelo corpo até temperaturas elevadas, dores de cabeça, atrás dos olhos e nas articulações. 

Outros sintomas também podem ser sinais de alerta como vômito persistente, pressão baixa, dor abdominal intensa e sangramento de mucosas, que podem progredir para dificuldade respiratória e comprometimento de órgãos como fígado, pulmões e rins. Nesses casos de dengue grave, é indicado buscar imediatamente o hospital mais próximo.

COMO A VACINA GERA IMUNIDADE

Usar repelentes e eliminar o criadouro do mosquito (água parada) continuam sendo recomendações básicas para cortar o ciclo da dengue. No entanto, desde o ano de 2023, a vacina batizada como Qdenga vem sendo um novo recurso na prevenção. Oferecida na rede privada até então, no início de 2024 ela foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), passando a ser distribuída pelo SUS a jovens de 10 a 14 anos.

Estudos clínicos demonstram a eficácia e a segurança da Qdenga em relação aos diferentes tipos de vírus, sobretudo DENV-1 e DENV-2, os dois que mais circulam pelo país. 

tudo sobre a vacina. foto: reprodução/rodrigo damati/veja saúdequem pode tomar a vacina da dengue?

A Qdenga é contraindicada a pessoas com imunodeficiência, gestantes e quem está amamentando. Mulheres em idade fértil devem adiar gravidez por pelo menos 30 dias após receber as doses da vacina. Em razão da falta de dados de segurança e eficácia na população acima de 60 anos, esse grupo por enquanto não será vacinado. De acordo com Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), quem teve dengue deve esperar seis meses para iniciar o esquema vacinal. 

VACINA DA DENGUE em teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai abrir novas vagas de agendamento para a vacinação contra a dengue às 10h de amanhã (21). As vacinas são destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Para agendar, basta acessar o site: https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/

No momento da vacinação, é necessário apresentar: CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES