A sensação de inchaço é mais comum do que parece e pode ter ligação diretamente ao funcionamento do intestino. No entanto, essa condição incômoda pode ser aliviada a partir de adoções de pequenos hábitos diários.
Especialistas alertam que o inchaço pode ser influenciado tanto pela alimentação quanto por hábitos cotidianos como estresse, sono ruim e beliscar entre as refeições.
De acordo com o médico Neerja Hajela, os desconfortos intestinais são reflexo de um estilo de vida não saudável. Estresse, noites mal dormidas e beliscar comida o tempo todo podem atrapalhar o ritmo natural do intestino.
O médico alerta que comer pequenas porções repetidas vezes parece inofensivo, mas impede o intestino de fazer sua “faxina” entre as refeições. O que acaba por gerar acúmulo de resíduos de resíduos e bactérias, favorecendo o inchaço.
Até mesmo hábitos simples como mascar chiclete, podem causar gases, já que fazem com que mais ar entre no sistema digestivo.
O QUE FAZER?
Especialistas recomendam que para reequilibrar o intestino é necessário adotar algumas práticas e hábitos. Preferir alimentos integrais, evitar açúcares e ultraprocessados em excesso, aumentar o consumo de fibras e adicionar probióticos e prebióticos na alimentação são algumas das recomendações.
Além de manter o corpo hidratado e identificar alimentos que podem causar inchaço. Uma outra dica é reduzir o estresse pois pode alterar a microbiota e deixar a digestão mais lenta. Apostar em técnicas de respiração, meditação e caminhadas ajudam a relaxar o intestino.
Manter o corpo em movimento e comer em pequenas porções e devagar também ajudam na prevenção. No entanto, a chave é manter hábitos saudáveis diariamente.