Médica revela 4 maneiras de acelerar o metabolismo e emagrecer mais rápido

O metabolismo compreende um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do nosso corpo e são fundamentais para seu funcionamento adequado

Avalie a matéria:
O aumento da massa muscular ajuda a acelerar o metabolismo | Reprodução/Internet

O metabolismo compreende um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do nosso corpo e são fundamentais para seu funcionamento adequado. Este processo requer energia, e quanto mais acelerado ele for, mais energia será consumida. Portanto, acelerar o metabolismo significa queimar mais calorias de forma natural, o que tem um impacto direto no processo de emagrecimento saudável.

Assim, em colaboração com a médica endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Luiza Esteves, em entrevista ao Terra, foram selecionadas quatro dicas valiosas para impulsionar o metabolismo do seu corpo e, por conseguinte, aumentar a queima de calorias.

Aumento de massa muscular. "O aumento de massa muscular e de massa magra faz com que o metabolismo basal cresça, porque o músculo é um tecido, que gasta mais energia ao longo do dia, mesmo quando você está parado do que a gordura, por exemplo. Então, quem tem mais músculo vai gastar mais energia ao longo do dia. É importante a prática e atividade física resistida com o objetivo de ganhar massa muscular para você poder aumentar o seu metabolismo", diz a doutora Luiza.

Exercício físico aeróbico. Entre as escolhas disponíveis, atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas opções para aumentar o gasto calórico e também melhorar a saúde cardiovascular. "Há inúmeros benefícios cardiovasculares e para a saúde. Então, são importantes tanto para acelerar o metabolismo quanto para você melhorar a sua aptidão", complementa Esteves.

Sem dietas restritivas. Essa abordagem simplesmente deixa uma pessoa sem energia, o que significa que o corpo queimará menos calorias, indo contra o que realmente se busca alcançar. "Se você está dando menos energia e menos calorias, seu corpo entende que está passando por uma situação de estresse e que precisa diminuir o gasto metabólico dele. Sendo assim, o que o nosso corpo faz? Se adapta e com isso diminui a taxa metabólica basal. Tem que ter cuidado com essas dietas restritivas quando são realizadas por tempo mais prolongado", orienta a médica.

Atividade física não programada. "Diminuir o tempo sedentário para quem faz trabalho a mais em home office, que fica o dia inteiro sentado. Fazer pausas a cada meia hora e levantar um pouco. Isso pode trazer benefícios para a saúde e, também, você vai ajustar aumentando um pouco mais seu metabolismo", encerra a Dra. Luiza Esteves.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES