Medicamentos que você nunca deve parar de tomar repentinamente

A descontinuação abrupta de algum medicamento pode ser potencialmente fatal

Avalie a matéria:
Consequências de interromper uma medicação abruptamente pode ser perigosa à saúde | Reprodução: Internet

Muitos de nós tomamos medicamentos todos os dias. Para aqueles com condições crônicas em particular, tomar remédios é apenas parte da rotina diária. Mas o que aconteceria se de repente pararmos de tomar esses remédios? Parar abruptamente pode ter consequências devastadoras, não apenas em termos de sintomas de abstinência, mas sim em cenários potencialmente fatais. Pensando nisso, listamos os medicamentos que você nunca deve parar de tomar repentinamente, exatamente o por quê e o que pode acontecer se você decidir parar de tomar.

Medicamentos para pressão arterial 

As pessoas que sofrem de hipertensão ou pressão alta podem tomar medicamentos regulares para manter a pressão arterial estável. Estes podem incluir diuréticos, betabloqueadores, inibidores da ECA, bloqueadores dos receptores da angiotensina II, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores alfa e agonistas dos receptores alfa-2. 

Esses medicamentos são prescritos para uma série de funções, como controlar a velocidade com que seu coração bombeia sangue e quanto sal e água seu corpo elimina e, é claro, diminuir a pressão nos vasos sanguíneos. A interrupção abrupta desses medicamentos pode colocar seriamente sua saúde em risco. Fazer isso pode levar a um risco maior de acidente vascular cerebral e danos arteriais, bem como insuficiência renal, problemas renais ou até mesmo danos ao nervo óptico.

Medicação para tireoide 

As pessoas que tomam medicamentos para a tireoide, especialmente aquelas com hipertireoidismo (tireóide hiperativa), correm o risco de desencadear uma “tempestade tireoidiana” se interromperem o medicamento abruptamente. Os sintomas desta condição com risco de vida incluem taquicardia, febre, desmaios e até coma.

Antidepressivos 

A interrupção repentina desses medicamentos pode resultar em sintomas de abstinência, como tontura, sintomas semelhantes aos da gripe e cólicas estomacais. "Brain zaps" (sensação de choque elétrico no cérebro) também são frequentemente relatados. E, claro, existe o risco de todos os problemas de saúde mental que o levaram a tomar antidepressivos voltarem. Estes podem incluir alterações de humor, ataques de pânico e depressão.

Diluentes de sangue 

Os anticoagulantes, mais conhecidos como anticoagulantes, são administrados para diluir o sangue e prevenir a formação de coágulos. Geralmente são prescritos como medida preventiva para pessoas com maior risco de sofrer um derrame ou ataque cardíaco. Se parar de tomar este medicamento, aumenta o risco de coágulos sanguíneos e, consequentemente, o risco de acidente vascular cerebral e/ou ataque cardíaco

Os pacientes também podem sofrer de sintomas de abstinência, incluindo distúrbios emocionais, tontura, fadiga e até danos nos nervos. O fluxo de oxigênio para o cérebro também pode ser comprometido, o que pode levar a uma série de problemas de saúde. Por essas razões, os anticoagulantes devem ser reduzidos gradualmente e não interrompidos abruptamente.

Benzodiazepínicos 

Os benzodiazepínicos são usados em várias circunstâncias, incluindo convulsões e transtornos de ansiedade. Estes são medicamentos prescritos populares, mas altamente viciantes. A interrupção brusca destes medicamentos realmente pode bagunçar seu corpo e mente. Os sintomas de abstinência podem incluir distúrbios do sono, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, ataques de pânico, tremores nas mãos, sudorese, náusea, palpitações, dores musculares e rigidez. Os sintomas de abstinência também podem incluir convulsões, alucinações e psicose. Esses sintomas não são apenas extremamente graves, mas também podem durar muito tempo.

Corticosteróides 

Os corticosteróides, também conhecidos como esteróides, são drogas anti-inflamatórias. Eles são versões sintéticas de hormônios que nosso corpo produz naturalmente e são prescritos para uma série de condições, incluindo asma, alergias e doenças autoimunes que causam dor e inflamação das articulações, músculos e tendões, etc. Os corticosteróides são versões sintéticas do hormônio cortisol, que é produzido naturalmente por nossas glândulas supra-renais. 

Quando você toma esses medicamentos, o corpo reduz sua produção natural de cortisol. Se você parar repentinamente, o corpo não terá tempo de produzir cortisol suficiente para nivelar as coisas. Quando isso acontece, você pode experimentar uma série de sintomas desagradáveis, incluindo alterações de humor, fadiga, dor nas articulações, pressão arterial baixa e problemas gastrointestinais, como náusea, dor abdominal e diarreia.

Opióides 

Os opioides são analgésicos fortes e muito viciantes. Estes são geralmente prescritos para lidar com condições dolorosas crônicas. A interrupção abrupta em tais drogas é uma coisa dolorosa e perigosa de se fazer. As pessoas que o fazem apresentam sintomas de abstinência graves, incluindo dores musculares, cólicas abdominais, vômitos e diarreia. Além dos sintomas físicos de abstinência, a parada repentina também afetará sua saúde mental. Mudanças de humor, irritabilidade, insônia, ansiedade e depressão são comumente relatadas.

Antibióticos 

Antibióticos são usados para tratar infecções bacterianas. Embora geralmente não haja sintomas de abstinência quando você para de tomá-los, não terminar um curso de antibióticos pode permitir que algumas bactérias sobrevivam e a infecção pode piorar novamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES