Você é o tipo de pessoa que tem costume de segurar o espirro? Saiba que isso pode trazer prejuízos à sua saúde. Quando espirramos, ocorre um aumento considerável do fluxo de ar em alta velocidade na região nasal, o que eleva a pressão dentro do crânio.
Se a pessoa tiver veias ou artérias frágeis, como em casos de aneurisma cerebral ou malformações vasculares, isso pode até provocar um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Embora seja uma situação rara, não está descartada.
Mas por que espirramos?
O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola explica que o espirro é uma resposta normal e protetora do corpo. Quando inalam-se substâncias como fumaça, pó, vírus ou bactérias, o organismo as expulsa por meio do espirro para proteger as vias respiratórias.
“A principal intenção do espirro é a de eliminar secreções e agentes agressores do corpo. Quando seguramos um espirro, toda a pressão gerada por esse fluxo de ar de alta velocidade, que deveria ser expelida, é travada e internalizada no corpo, aumentando a pressão intracraniana.”
Não devemos evitar o espirro
De acordo com o médico, não há formas de evitar um espirro. Por isso, a recomendação é sempre deixar fluir naturalmente. “Caso a pessoa tenha alguma condição que leva à fragilização das veias e/ou artérias, como um aneurisma, por exemplo, há chances de haver o rompimento dos vasos sanguíneos mais frágeis e ocorrer até mesmo um AVC”, alerta o neurocirurgião.
A orientação do médico é nunca prender. “Na hora do espirro, cubra as vias aéreas com um lenço, ou até mesmo seu antebraço, mas jamais segure seu espirro”, reforça o especialista. Além disso, após espirrar é muito importante lavar as mãos ou usar o álcool em gel.
Com informações do Catraca Livre