Médicos alertam sobre o perigo dos famosos “chips da beleza”; confira!
- Implantes hormonais
O procedimento praticamente só não garante trazer o amor de volta. Promete interromper a menstruação e acabar com o mal-estar da TPM, por exemplo.
- Implantes hormonais
Mas, pelo que está acontecendo com os implantes hormonais, que crescem de maneira avassaladora no país, nota-se a fragilidade do conhecimento da maioria das pessoas sobre o tema. "Não dá para olhar para um hormônio estudado em pacientes por determinada via e dizer que algo idêntico irá acontecer se ele for aplicado de um jeito diferente", pondera Hohl. "Com um agravante: nos tais 'chips de beleza', está virando moda misturar hormônios e em doses muito elevadas. Para completar, com objetivos estéticos e não o de tratar doenças."
Vamos deixar claro: implantes de testosterona ou de derivados dessa molécula só existem em pouquíssimos países. No caso, sempre para homens e nunca, nunquinha para mulheres. Assim como a gente encontra, em alguns lugares, autorização para o uso de implantes de estradiol, hormônio feminino, em pacientes no climatério.
"No Brasil, só temos um implante com aval para ser comercializado e ele é indicado para contracepção", conta o professor Hohl. "Ou seja, o fato de ser um implante nem sempre é ruim. Apenas tem de ser indicado com extrema responsabilidade para tratar o problema certo, na dose certa e para a pessoa certa."