Melanoma: saiba o que é, sintomas, tratamento e como prevenir - Sintomas

Melanoma é uma lesão maligna que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central. Entre os principais fatores de risco para a doença destacam-se a pele clara e exposição exagerada ao sol. - Sintomas

Slide 2 de 5
Avalie a matéria:

Sintomas

Os melanomas podem apresentar-se sob a forma de manchas ou nódulos. Em geral, o melanoma maligno é um tumor que se desenvolve sobre uma pinta pré-existente com sinais característicos de malignidade, resumidos na regra básica do ABCD: A de assimetria (as formas de uma metade sobreposta sobre a outra não coincidem); B, de bordas irregulares, isto é, semelhantes ao desenho do litoral num mapa geográfico; C, de coloração, por causa da variedade de cores que pode apresentar e D, de diâmetro, em geral, maior do que o fundo de um lápis.

Coceira, sangramento, inflamação são outros sinais e sintomas. É importante observar que nem todos os melanomas nascem em cima de pintas. Eles podem surgir na pele normal e ir aumentando de tamanho sem apresentar a fase pré-neoplásica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES