SEÇÕES

Milionário que persegue juventude eterna agora aposta em ondas de choque

Bryan Johnson diz encarar seu corpo como uma máquina, mas médicos questionam seu método, que inclui tomar mais de 50 comprimidos por dia e fazer a última refeição às 11h da manhã.

Bryan Johnson | Foto: Magdalena Wosinska
Siga-nos no

O empresário Bryan Johnson tem ganhado destaque por seu ambicioso objetivo: aos 47 anos, alcançar o nível de saúde e vitalidade de um jovem de 18. Para isso, ele adota uma abordagem quase científica, tratando o próprio corpo como uma máquina passível de ajustes constantes.

Na clínica que montou dentro de casa, Johnson monitora diariamente indicadores como peso, índice de massa corporal e qualidade do sono. Sua rotina inclui a ingestão de dezenas de comprimidos por dia e a realização da última refeição às 11h da manhã.

Essas práticas fazem parte do chamado “protocolo Blueprint”, que também envolve sessões de sauna, o uso de um boné com luz vermelha para estimular o crescimento capilar e terapias com ondas de choque — segundo ele, são cerca de 4.500 choques aplicados no corpo, três vezes por semana.

O método, constantemente atualizado, já incluiu transfusões de plasma do filho — sem resultados positivos —, uso de anel peniano e sessões em câmara hiperbárica. Muitas práticas são criticadas por médicos, devido ao excesso de comprimidos e à dieta rígida. O próprio Johnson admitiu que uma substância testada acelerou seu envelhecimento. 

Entre outras coisas, o protocolo Blueprint envolve:

  • acordar às 4h30 e ir dormir às 20h30;
  • fazer exercícios durante uma hora todas as manhãs;
  • realizar sessões de sauna;
  • receber ondas de choque ao redor do corpo;
  • usar um boné com luz vermelha para fortalecer o cabelo;
  • não ingerir bebidas alcoólicas e não comer gordura ou doces;
  • manter uma alimentação vegana que não ultrapasse 2.250 calorias por dia;
  • comer a terceira e última refeição do dia às 11h – um tipo de dieta que a ciência já disse que não funciona;
  • tomar 54 comprimidos por dia, incluindo vitaminas e medicamentos.

Johnson compartilha as atualizações de seu protocolo nas redes sociais, onde soma 1,9 milhão de seguidores no Instagram e 1,7 milhão no YouTube. Ele também criou a marca Blueprint, que vende produtos voltados à longevidade — como um azeite de oliva que custa US$ 35 (cerca de R$ 195). 

Método questionado

O plano de Johnson virou tema do documentário Don't Die, nome também dado ao movimento criado por ele, comparado a uma religião. Na produção, gravada em 2023, ele afirmou ter reduzido sua idade biológica em 5,1 anos. No entanto, entre 2022 e 2024, teria envelhecido o equivalente a 10 anos, segundo o New York Times

O ex-médico de Johnson, Oliver Zolman, deixou a Blueprint por preocupações com os produtos da marca. Especialistas alertam que o uso excessivo de suplementos e dietas rígidas pode causar mais prejuízos do que benefícios.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também