GQ Brasil: Dra. Roberta Padovan: O Minoxidil é um biológico celular com ação mitocondrial, acelera o processo de multiplicação celular. Age diretamente nos queratinócitos (responsável pela queratina dos fios) , melanócitos (coloração) e feomelanina (acelerando a produção dos fios).
Ajuda no engrossamento dos fios ou redensificação capilar, além de reverter a evolução dos folículos da fase catágena (fase de repouso) para a fase anágena (fase dinâmica de replicação celular e de crescimento), prolongando. Promove vasodilatação capilar, facilitando a entrega de substâncias nutritivas para o bulbo.
Tem excelente ação na alopecia androgenética (calvície) em fases iniciais, graus 1 à 3, onde ainda há osteos foliculares (poros) abertos. Mas em 35% dos pacientes apresentam efeito shedding nas primeiras 2-6 semanas do início do tratamento, onde a excitação dessas células pode fazer um efeito rebote e aumentar consideravelmente a queda de cabelo. São fios que já estavam entrando em estágio inicial de queda (fase catágena), que iriam cair futuramente, todavia ocorre um adiantamento desta fase, deflagrando uma queda capilar franca contínua. É uma fase bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar.