Mudança simples na alimentação reduz risco de câncer em homens; entenda

É amplamente reconhecido que uma dieta equilibrada tem um papel significativo na prevenção de várias doenças

Avalie a matéria:
Uma alimentação saudável é capaz de prevenir o aparecimento de câncer colorretal | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A crescente preocupação com uma alimentação saudável tem sido impulsionada pelo crescente número de estudos científicos que comprovam seus inúmeros benefícios. É amplamente reconhecido que uma dieta equilibrada desempenha um papel significativo na prevenção de várias doenças.

Seguindo essa linha, um estudo recente publicado na BMC Medicine trouxe à tona uma descoberta surpreendente sobre como certos alimentos podem impactar positivamente na prevenção do câncer colorretal.

O que comer para evitar o câncer? De acordo com o estudo realizado nos Estados Unidos com quase 80 mil homens, uma alimentação composta por vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, nozes e sementes pode reduzir em até 22% o risco de desenvolvimento de câncer colorretal.

Esses alimentos, todos ricos em nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e antioxidantes, desempenham um papel crucial na promoção da saúde intestinal e na prevenção de inflamações crônicas, que estão associadas a condições cancerígenas. A pesquisa evidencia que os componentes alimentares saudáveis exercem um impacto direto e significativo na saúde intestinal. 

Como os homens podem se beneficiar? De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer colorretal tem uma incidência globalmente mais alta em homens do que em mulheres, o que destaca ainda mais a importância de uma dieta adequada para os homens.

A inclusão diária de frutas, verduras e grãos integrais não apenas ajuda a reduzir os riscos desse tipo de câncer, mas também promove uma melhora notável na qualidade de vida geral dos indivíduos.

Mudanças para implementar uma dieta anticancerígena?

Não é apenas o que incluímos, mas também o que evitamos que faz toda a diferença. Reduzir o consumo de carnes vermelhas, alimentos ultraprocessados e açúcares pode ampliar significativamente os benefícios de uma dieta rica em alimentos vegetais.

Os antioxidantes e as fibras encontrados nesses alimentos vegetais desempenham um papel crucial no combate à inflamação crônica e na promoção da saúde intestinal, fatores essenciais na prevenção do câncer colorretal. Adotar hábitos alimentares saudáveis é uma forma de terapia preventiva não apenas contra o câncer, mas também para uma vida longa e saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES