SEÇÕES

Nutricionista diz qual o alimento número 1 para reduzir o colesterol ruim

Alguns alimentos fazem parte da nossa rotina alimentar e, muitas vezes, nem imaginamos o quanto podem ser benéficos para a saúde

Mingau de aveia com frutas | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

Alguns alimentos fazem parte da nossa rotina alimentar e, muitas vezes, nem imaginamos o quanto podem ser benéficos para a saúde. De acordo com a nutricionista Novella Lui, um exemplo bastante comum nas cozinhas brasileiras é a aveia, que pode desempenhar um papel importante na redução do colesterol.

Ela destaca que pesquisas recentes apontam que o consumo frequente de aveia ajuda a baixar os níveis de colesterol total e do LDL, o chamado “colesterol ruim”. Manter esses índices sob controle está diretamente relacionado à menor chance de desenvolver doenças cardiovasculares.

O que é aveia?

A aveia é o grão proveniente da planta do gênero Avena e é considerada um cereal integral. Cada grão é composto por três partes: o farelo, que concentra a maior parte das fibras alimentares; o gérmen, fonte de vitaminas e minerais; e o endosperma, onde se encontra o amido.

Formas de utilizar a aveia

Muito popular no café da manhã, a aveia também é processada de diferentes formas: pode ser moída para virar farinha utilizada em pães, cereais e massas, ou transformada em flocos, que são ingredientes comuns em receitas assadas, como biscoitos e muffins. Outra forma de consumo é o leite de aveia, uma bebida cremosa e sem lactose obtida ao misturar aveia com água.

Além de versátil, a aveia é extremamente nutritiva. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), meia xícara do alimento fornece cerca de 150 calorias, 5 gramas de proteína, 2,5 gramas de gordura (sendo 2 gramas de gorduras insaturadas, consideradas saudáveis) e 4 gramas de fibra alimentar.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também