SEÇÕES

Os sinais que você precisa saber sobre o câncer de pâncreas, a doença que matou Titina Medeiros - Sinais

O câncer de pâncreas é um dos tipos mais agressivos e silenciosos. O tumor no pâncreas geralmente cresce sem sintomas evidentes, o que dificulta o diagnóstico precoce. - Sinais

Slide 2 de 3

Sinais

Siga-nos no

O câncer de pâncreas pode se manifestar de formas diversas. Um dos sintomas mais visíveis é a icterícia, que causa o amarelamento da pele e dos olhos. Isso ocorre quando o tumor na cabeça do pâncreas comprime a via biliar, dificultando a eliminação da bilirrubina, uma substância produzida pelo fígado durante a digestão das gorduras. “O acúmulo de bilirrubina no corpo leva à icterícia”, explica a oncologista Janyara Teixeira, da Rede D’Or, em Brasília.

Outro sinal comum é a perda de peso involuntária e a diminuição do apetite. A inflamação gerada pela doença pode liberar substâncias no corpo que diminuem a vontade de comer. Alterações intestinais, como diarreia, constipação ou mudanças nas fezes, também podem ser um sinal, devido ao comprometimento da liberação de enzimas digestivas, o que interfere na digestão dos alimentos.

Dores persistentes no abdômen ou nas costas são outros sinais frequentes, causadas pela pressão que o tumor exerce sobre nervos e estruturas vizinhas. Além disso, náuseas e dificuldade para digerir os alimentos podem ocorrer à medida que o tumor afeta o funcionamento do estômago.

Carregue mais