SEÇÕES

Os sinais silenciosos do câncer de pâncreas que atingiu o apresentador Edu Guedes - Fique atento

A situação chamou atenção para o câncer de pâncreas — uma das doenças mais agressivas e silenciosas da oncologia. - Fique atento

Slide 3 de 8

Fique atento

Siga-nos no

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Apesar de não haver uma forma segura de prevenção, adotar hábitos saudáveis — como evitar o cigarro, o álcool em excesso e controlar o peso — pode ajudar a reduzir o risco.

“O câncer aparece quando as células crescem de forma desordenada, formando um tumor. Como o pâncreas é um órgão com baixa sensibilidade, os sintomas geralmente se confundem com dores abdominais comuns ou nas costas”, explicou o oncologista Márcio Almeida, da Oncoclínicas Brasília, em entrevista ao portal Metrópoles.

Além da dificuldade no diagnóstico, a doença costuma evoluir de forma rápida. “Em muitos casos, o câncer ultrapassa os limites do pâncreas, o que torna a cirurgia mais complexa”, completou a oncologista Janyara Teixeira, da Rede D’Or. Segundo o manual MSD, cerca de 90% dos diagnósticos ocorrem apenas quando o câncer já se espalhou para outros órgãos.

Carregue mais