O osteossarcoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir do tecido ósseo e pode atingir qualquer osso do corpo. É mais comum em crianças e adolescentes, especialmente na fase do chamado “estirão” do crescimento.
“A faixa etária mais atingida pelo osteossarcoma são meninos entre os 10 até os 18 anos”, afirma o médico Fernando Campos, líder do Centro de Referência em Sarcomas e Tumores Ósseos do A. C. Camargo Cancer Center, em entrevista à Veja Saúde.
Geralmente, o tumor aparece nos ossos longos, como o fêmur, a tíbia, especialmente perto do joelho, e o úmero, próximo ao cotovelo. Cerca de 80% dos casos estão ligados ao fêmur.
Os especialistas classificam o câncer conforme o comportamento das células vistas ao microscópio: os de alto grau têm multiplicação acelerada, enquanto os de grau intermediário ou baixo se desenvolvem mais lentamente. Essa diferença influencia nas chances de metástase.
Embora seja mais comum entre os jovens, o osteossarcoma também pode surgir em pessoas com mais de 60 anos, segundo Campos.