SEÇÕES

Pesquisa sugere que remédio comum pode aumentar as chances de chegar aos 90 anos - Estudo

Um remédio consagrado no tratamento da diabetes tipo 2 pode ter um benefício que vai além do controle da glicose: ajudar a viver mais. - Estudo

Slide 1 de 3

Estudo

Siga-nos no

Um remédio consagrado no tratamento da diabetes tipo 2 pode ter um benefício que vai além do controle da glicose: ajudar a viver mais. É o que aponta um estudo publicado em maio de 2025 na revista científica The Journals of Gerontology.

A pesquisa investigou se a metformina, medicamento amplamente utilizado no mundo todo, estaria associada à chamada “longevidade excepcional”, definida como alcançar os 90 anos ou mais.

Como o estudo foi conduzido

Os dados vieram da Women’s Health Initiative (WHI), um dos maiores estudos de saúde feminina dos Estados Unidos, que acompanha milhares de mulheres há décadas.

Foram analisadas 438 mulheres com diabetes tipo 2, todas com 60 anos ou mais, que nunca haviam usado medicamentos para a doença. Elas foram divididas em dois grupos:

um iniciou tratamento com metformina;

o outro começou com medicamentos da classe das sulfonilureias.

Para tornar a comparação mais equilibrada, os pesquisadores ajustaram fatores como idade, índice de massa corporal, histórico médico e estilo de vida.

Slide 1 de 3
Carregue mais