SEÇÕES

Pipoca faz bem? veja 5 motivos para incluir no seu dia a dia

A pipoca conquista pelo sabor, pela praticidade e por estar ligada a boas memórias.

A pipoca também ganha destaque: suas fibras auxiliam no funcionamento intestinal | Foto: iStock
Siga-nos no

Parceira inseparável de momentos de lazer, a pipoca vai muito além de uma simples companhia para o cinema. Considerada um lanche saudável, ela pode, inclusive, fazer parte de dietas para emagrecimento. Versátil, nutritiva, fácil de preparar e com benefícios reconhecidos para a saúde, a pipoca ganhou até uma data comemorativa: 11 de março é celebrado o Dia da Pipoca.

Segundo o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a pipoca conquista pelo sabor, pela praticidade e por estar ligada a boas memórias. “Ela combina o amido do seu interior com uma camada fibrosa, no lado externo (a casca), que faz com que o milho estoure quando é aquecido”, explica o especialista. Ele destaca ainda que, por ser consumida geralmente em momentos de descontração, é fácil exagerar na quantidade. “A dica é compartilhar o balde ou a tigela com outras pessoas. Assim, cada um consome uma porção menor”, orienta.

VOCÊ SABIA?

Mas por que esse lanche é considerado do bem? A resposta está nos nutrientes. Rica em vitaminas do complexo B, como tiamina (B1), niacina (B3) e B6, a pipoca colabora com o bom funcionamento do sistema nervoso, digestivo e imunológico. Além disso, contribui para a produção de serotonina — neurotransmissor que ajuda na sensação de bem-estar e relaxamento. Minerais como manganês e magnésio também estão presentes, atuando na saúde cerebral, cardíaca e óssea.

Outro benefício importante é a presença de antioxidantes, como os polifenóis, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento precoce e ajudam na integridade da pele. E quando falamos em digestão, a pipoca também ganha destaque: suas fibras auxiliam no funcionamento intestinal, evitam prisão de ventre e prolongam a saciedade. Para quem quer perder peso, isso é essencial, já que o alimento ajuda a controlar o apetite e reduz o consumo de lanches calóricos. Tudo isso com baixo teor de gordura e poucas calorias, especialmente quando preparada de forma simples, sem manteiga ou açúcar.

A pipoca também tem poucas contraindicações. É livre de glúten e lactose, sendo segura para a maioria das pessoas. No entanto, pode causar desconforto em casos específicos, como quem tem Síndrome do Intestino Irritável (SII), diverticulite ou alergia ao milho. Crianças com menos de 4 anos devem evitá-la devido ao risco de engasgo ou broncoaspiração — inclusive com as casquinhas do milho.

Para aproveitar todos os benefícios, a recomendação é consumir até 20 g por dia (cerca de uma xícara e meia). O ideal é prepará-la com pouca ou nenhuma gordura. Evite exagerar no sal, manteiga ou açúcar. Para dar um toque especial, vale apostar em temperos naturais como páprica, orégano, açafrão, canela e salsinha. E atenção às pipocas de micro-ondas: apesar da praticidade, elas podem conter sódio, colesterol e conservantes em excesso. Sempre leia os rótulos antes de consumir.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também