Uma pesquisa pioneira da Friedman School of Nutrition Science and Policy, da Tufts University, nos Estados Unidos, explorou a relação entre os hábitos alimentares e o aumento dos casos de diabetes tipo 2.
A análise, que utilizou dados de 184 países ao longo de quase 30 anos (1990-2018), revelou que maus hábitos alimentares foram responsáveis por mais de 14,1 milhões de novos casos da doença em 2018. O estudo considerou 11 fatores dietéticos que influenciam diretamente o desenvolvimento do diabetes.
Principais fatores
Entre os principais fatores que contribuem para o aumento do diabetes tipo 2, três hábitos alimentares específicos se destacam:
- Baixa ingestão de grãos integrais;
- Consumo excessivo de arroz refinado e trigo;
- Excesso de carnes processadas.
Curiosamente, alguns outros fatores, como o consumo elevado de suco de frutas ou a falta de consumo de vegetais, nozes e sementes não amiláceas, demonstraram ter um impacto menor no desenvolvimento da doença.
O que é a diabetes tipo 2?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não consegue utilizar a insulina de maneira eficiente ou não a produz em quantidade suficiente para regular os níveis de glicose no sangue.
Em muitos casos, a doença pode ser controlada por meio de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, mas, nos estágios mais avançados, é necessário o uso de insulina e outros medicamentos para manter a glicose sob controle. Nos estágios iniciais, os sintomas podem ser tão sutis que muitas vezes passam despercebidos.