Transtornos de humor que surgem após os 50 anos, como depressão, bipolaridade e ansiedade, podem ser sinais iniciais de doenças neurodegenerativas, aparecendo antes da perda de memória. Embora muitas vezes ligados ao transtorno bipolar, esses quadros também incluem ansiedade generalizada, pânico e TOC. A relação com demências, no entanto, ainda é um desafio para os cientistas.
Pesquisadores do Japão, liderados por Shin Kurose e Keisuke Takahata, identificaram acúmulo anormal da proteína tau em pessoas com transtorno de humor tardio, um possível sinal precoce de doenças neurodegenerativas. Em exames de PET scan com radiotraçadores, 50% dos pacientes apresentaram acúmulo de tau e 29%, de beta-amiloide. No grupo controle, os índices foram de 15% e 2%, respectivamente. O estudo foi publicado em 9 de junho no Alzheimer’s & Dementia Journal.
Para confirmar os resultados, os cientistas analisaram 208 amostras de tecido cerebral de autópsias. Os dados reforçaram os achados dos exames de imagem, revelando alta presença das proteínas tau e beta-amiloide em pessoas com transtorno de humor tardio, com alterações que surgiram cerca de sete anos antes dos sintomas motores e cognitivos.