SEÇÕES

Possui esse tipo sanguíneo? Então você tem mais chance de desenvolver AVC jovem

O AVC é a segunda principal causa de mortes no Brasil e uma das mais recorrentes razões de sequelas e incapacidade no mundo

Tipo sanguíneo | Foto: Reprodução/Internet
Siga-nos no

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Maryland (UMSOM), nos Estados Unidos, realizaram um estudo que destaca o tipo sanguíneo como um fator importante para avaliar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pessoas mais jovens. A pesquisa analisou 48 estudos, com aproximadamente 620 mil participantes, entre 18 e 60 anos.

O que dizem os estudos?

O estudo, que foi divulgado na revista científica Neurology, concluiu que indivíduos com tipo sanguíneo A têm um risco 16% maior de sofrer um AVC antes dos 60 anos. Já as pessoas com tipo sanguíneo B apresentam a mesma probabilidade de ter um AVC, independentemente da idade, seja acima ou abaixo dos 60 anos. Por outro lado, aqueles com sangue tipo O têm um risco 12% menor de sofrer um AVC.

Outros estudos já haviam sugerido que o tipo sanguíneo A pode aumentar a chance de coágulos sanguíneos nas pernas, como ocorre na trombose venosa profunda. No entanto, as causas ainda são desconhecidas, o que também se aplica ao risco de AVC. A explicação pode estar relacionada a fatores de coagulação sanguínea, como plaquetas, células que revestem os vasos sanguíneos e outras proteínas circulantes, que desempenham papel importante na formação de coágulos.

A incidência do AVC em jovens

Cerca de 25% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrem em pessoas com menos de 65 anos. Em um estudo realizado no Paraná, nos anos 2000, observou-se que 10% dos casos afetavam pacientes com menos de 55 anos, enquanto 3,9% envolviam pessoas com menos de 45 anos.

Desde a década de 80, esse número tem mostrado um aumento. Segundo dados do Datasus, entre 1998 e 2007, o número de internações por AVC em jovens de 15 a 34 anos subiu 64% entre os homens e 41% entre as mulheres. Em 2012, o Ministério da Saúde registrou cerca de 4 mil internações devido a AVC entre pessoas com menos de 45 anos no Brasil.

No Brasil, as mortes anuais por AVC chegam a cerca de 100 mil pessoas em todas as faixas etárias, o que reflete um alto índice de morbidade e mortalidade. Entre 2000 e 2010, 62 mil pessoas com menos de 45 anos morreram em decorrência de AVC.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também