Independente de ser moído, em cápsulas ou instantâneo, o café sem dúvida é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mas, dentre tantas opções, existe alguma que é mais saudável que outras?
O café é composto por um teor de cafeína, polifenóis e antioxidantes, bem como por micronutrientes como potássio, magnésio, cálcio e niacina. Todas essas substâncias são fontes de antioxidantes na dieta.
Ainda não há estudos comprobatórios que digam que há diferenças nutricionais entre o café moído tradicional e o café em cápsulas. No entanto, há um risco que os consumidores devem se atentar: a presença de microplásticos em cápsulas.
Isso porque por possuir revestimentos internos de alumínio, as cápsulas facilitam a transferência de substâncias químicas para a bebida, um processo intensificado pelas altas temperaturas.
CUIDADOS NECESSÁRIOS
Para evitar riscos, o recomendado é utilizar recipientes de vidro, cerâmica ou metal, os quais considera mais seguros.
Em relação ao café instantâneo, a maioria das pessoas consome café principalmente por seu teor de cafeína, um estimulante do sistema nervoso que pode ter efeitos metabólicos benéficos quando consumido com moderação. O ideal é que o consumo seja em torno de quatro ou cinco xícaras por dia para que não haja problemas prejudiciais ao corpo.