SEÇÕES

Risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil, diz Ministério da Saúde

Ministério da Saúde informa baixo risco de pandemia do vírus Nipah para o Brasil, após casos na Índia. Entenda por que a população brasileira está segura.

Baixo risco de pandemia do vírus Nipah no Brasil, diz Saúde | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Ministério da Saúde informou que é baixa a probabilidade de uma pandemia causada pelo vírus Nipah e que, no momento, não há indicação de risco para a população brasileira. A avaliação foi divulgada após a confirmação de dois casos da doença na Índia e está em consonância com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que não identificou risco elevado em nível global.

De acordo com a pasta, o surto recente na Índia envolveu dois profissionais de saúde, sem evidências de disseminação do vírus para outros países. As autoridades locais monitoraram 198 pessoas que tiveram contato com os casos confirmados. Todas foram acompanhadas, testadas e apresentaram resultado negativo. O último registro ocorreu em 13 de janeiro, indicando que o episódio está próximo do encerramento do período de vigilância.

No Brasil, o Ministério da Saúde mantém ações permanentes de vigilância para identificar e responder rapidamente a doenças graves, em parceria com instituições como o Instituto Evandro Chagas e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O monitoramento também é realizado em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), seguindo protocolos internacionais. O vírus Nipah foi identificado pela primeira vez em 1999, na Malásia, e desde então os casos registrados se concentraram exclusivamente em países do Sudeste Asiático, sob acompanhamento da OMS.

A transmissão do vírus ocorre principalmente de animais para humanos, tendo como principais reservatórios morcegos frugívoros. Essa espécie não existe no Brasil, o que reduz ainda mais o risco de circulação do vírus no país.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também