SEÇÕES

Ronco constante? Confira dicas que podem ajudar a solucionar o problema

Dicas incluem mudanças na posição ao dormir, cuidados com as vias respiratórias e ajustes no estilo de vida

Apostar em qualidade de vida mais saudável pode ajudar no ronco frequente | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Uma parcela considerável da população sofre com um problema recorrente e que incomoda: o ronco frequente. Mudanças simples podem ajudar a reduzir ou até eliminar o problema, melhorando a qualidade do seu sono e também o descanso de quem dorme por perto.

 O médico do sono Raj Dasgupta em entrevista ao site Tom’s Guide recomendou estratégias que podem fazer diferença no combate ao ronco.

DESCARTAR APNEIA DO SONO

De acordo com o especialista, é preciso confirmar inicialmente que o ronco não está ligado à apneia obstrutiva do sono. Um distúrbio que atinge, principalmente, mulheres após o processo de menopausa.

TERAPIA POSICIONAL

Fazer terapia operacional é um caminho que pode  ajudar tanto no ronco quanto na apneia do sono. Existem diferentes formas de aplicá-la, que variam de acordo com o conforto e o orçamento de cada pessoa.

DORMIR DE LADO

Caso trocar o colchão ou improvisar soluções caseiras não seja uma opção viável, há produtos específicos que ajudam a manter o corpo de lado durante a noite, posição que reduz significativamente o ronco.

MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA

Adotar novos hábitos mais saudáveis na rotina pode ser eficiente durante o tratamento. Isso porque uma péssima qualidade de vida favorece o ronco. O consumo de álcool antes de dormir, por exemplo, relaxa os músculos da garganta e aumenta a obstrução das vias aéreas.

BANHO QUENTES ANTES DE DORMIR

O vapor da água quente contribui para desobstruir o nariz e as vias respiratórias, facilitando a respiração durante o sono.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também