SEÇÕES

Saiba dicas de como driblar o estresse de mães cansadas - 1. Não queira ser super-heroína

Lidar com a sobrecarga de tarefas tem sido um desafio constante, mas especialistas mostram que dá para ter um dia a dia mais leve e cheio de energia - 1. Não queira ser super-heroína

Slide 1 de 7

1. Não queira ser super-heroína

Siga-nos no

Para começo de conversa, o básico: abandone pensamentos como “tenho que dar conta de tudo” ou “preciso ser uma mãe perfeita”, que só vão trazer ainda mais desgaste. Essas são expectativas frustradas já com a vida normal, e mais ainda em um momento como este. Dê conta daquilo que realmente importa – que tal listar essas coisas? – e exerça uma maternidade real e possível.

“A gente é socialmente muito cobrada e é um exercício constante não interiorizar essa cobrança. Ser mãe já é uma missão desafiadora demais. Se ainda aceitamos todos os pesos que colocam nas nossas costas, não levantamos mais”, diz Elisama Santos, psicanalista, escritora, educadora parental, autora do livro Educação não violenta e colunista da CRESCER. “Enquanto você não começar a questionar essa engrenagem social que começar a questionar essa engrenagem social que sobrecarrega e cobra, vai ficar exausta o tempo inteiro”, alerta.

Slide 1 de 7
Carregue mais