Saiba quais são os melhores horários para tomar remédio e vacina - Remédio para hipertensão

O relógio biológico dita o ritmo do nosso organismo — e não é à toa que devemos ficar atentos a ele. - Remédio para hipertensão

Slide 2 de 5
Avalie a matéria:

Remédio para hipertensão

É o caso dos medicamentos para combater a hipertensão arterial, a chamada pressão alta. Pesquisas indicam que este tipo de remédio oferece mais proteção contra ataques cardíacos e derrames quando tomado na hora de dormir — em vez de pela manhã.

"Se você quiser tomar um anti-hipertensivo (remédio para reduzir a pressão arterial), os dados agora são muito, muito claros... Alguns estudos muito interessantes mostram que se você tomar (o anti-hipertensivo) antes de dormir, em vez de pela manhã, você pode reduzir quase pela metade as chances de um derrame e um ataque cardíaco", explica Foster em entrevista à BBC Radio 4.

Foi o que mostrou um estudo da Universidade de Vigo, na Espanha, realizado em 2019, que contou com a participação de mais de 19 mil pessoas que tomavam este tipo de medicamento. Os participantes foram divididos em dois grupos aleatoriamente — um deles tomava os comprimidos pela manhã, e o outro, na hora de dormir.

Eles foram monitorados pelos pesquisadores por pelo menos cinco anos. Os resultados mostraram que os participantes que tomavam o medicamento à noite tinham quase metade do risco de morrer em decorrência de — ou de sofrer — um infarto, derrame ou insuficiência cardíaca. E, de acordo com Foster, o risco de sofrer estas condições é maior pela manhã.

"Um dos principais fatores que contribuem é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial nas primeiras horas antes de acordarmos todos os dias. Na prática, este aumento — impulsionado pelo relógio biológico — nos faz levantar e tocar a vida", escreveu o especialista no Daily Mail.

Mas, se o risco é maior pela manhã, por que então a medicação para hipertensão é mais eficaz quando tomada à noite? Foster afirma que isso pode ser explicado pela chamada farmacocinética, ciência que estuda o caminho percorrido pelos remédios no corpo humano, desde sua ingestão, absorção até excreção.

"Todos esses processos levam tempo. Assim, tomar medicação para pressão arterial na hora de dormir significa que os níveis da droga aumentam e permanecem no corpo em níveis relativamente altos."

"Como resultado, é capaz de reduzir a pressão arterial para coincidir com o momento em que o aumento acentuado da pressão arterial normalmente acontece, entre 6h da manhã e meio-dia", escreveu o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES