SARA: confira os sintomas da síndrome que matou Isabel do vôlei -  Tratamento e prevenção

A ex-atleta foi internada na terça-feira (15), quando recebeu o diagnóstico de Síndrome Aguda Respiratória do Adulto (SARA). Infectologista explica doença -  Tratamento e prevenção

Slide 4 de 4

 Tratamento e prevenção

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Conforme o especialista, o diagnóstico da síndrome é clínico. No entanto, é necessário detectar qual o agente causador para definir o tratamento mais adequado, o que exige investigação laboratorial. O tratamento depende da causa e da gravidade do caso.

"Exames laboratoriais complementares servem para identificar possíveis disfunções orgânicas. Enquanto aguardam-se os resultados dos exames, se inicia o tratamento empírico, direcionado aos agentes mais prováveis ou potencialmente graves de acordo com os sinais e sintomas, aspectos epidemiológicos e primeiros resultados laboratoriais", informa o médico.

O Dr. Bernardo acrescenta que é fundamental manter a doença sob controle em pacientes com comorbidades. "A vacinação para doenças imunopreveníveis, como o Sars-Cov-2, influenza e pneumococo também são pilares da prevenção. Outras medidas podem auxiliar em situações de piora do padrão epidemiológico, como vivenciamos com a Covid", finaliza.

Carregue mais
SEÇÕES