A vitamina B12 é essencial para produção de glóbulos vermelhos e para o funcionamento ideal do sistema nervoso. Reconhecer sinais de deficiência é essencial para uma recuperação mais rápida. No entanto, os sintomas podem passar despercebidos.
Em entrevista ao portal EatingWell, a nutricionista Whitney English explicou como identificar a falta de B12. Segundo ela, o déficit desta vitamina pode tornar até as tarefas simples do dia a dia mais cansativas e difíceis.
CANSAÇO E FRAQUEZA
A especialista alerta que a sensação de fraqueza é um dos primeiros sinais da deficiência. A ausência de B12 no corpo impossibilita a produção de glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade adequada, o que acaba por prejudicar o transporte de oxigênio, deixando tecidos e órgãos menos oxigenados e aumentando a sensação de exaustão, mesmo após uma noite de sono.
PELE AMARELADA
Como a falta de B12 impacta a produção de glóbulos vermelhos, o que resulta na liberação de um pigmento que pode deixar a pele levemente amarelada.
FORMIGAMENTO E DORMÊNCIA
Um outro sintoma característico é a sensação de formigamento e dormência nas extremidades. Isso ocorre porque a B12 participa da manutenção da proteção dos nervos. Quando seus níveis estão baixos, a transmissão dos sinais nervosos fica prejudicada, causando dormência e formigamentos, geralmente nas extremidades.
TONTURA E RESPIRAÇÃO ACELERADA
Quando os níveis de B12 estão abaixo do esperado o resultado é um trabalho mais intenso do organismo acelerando a respiração e os batimentos cardíacos.
MUDANÇAS DE HUMOR E FALHAS DE MEMÓRIA
A deficiência da vitamina prejudica até mesmo o bom humor. A B12 está envolvida na produção de neurotransmissores relacionados ao humor e à cognição. Quando ela está baixa, a saúde emocional e a agilidade mental podem ser afetadas.
Além de também causar o desaparecimento das papilas gustativas, gerando dor, sensações ásperas e alterações no paladar.