Tiago Leifert faz alerta sobre tipos de doenças oculares na infância

Após sua filha Lua ser diagnosticada com retinoblastoma, já calcificado, o apresentador ressalta o cuidado com a saúde dos olhos na infância

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativo de criança segurando um óculos | Reprodução/ Internet

Após o diagnóstico de retinoblastoma calcificado em sua filha, Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin iniciam campanha de conscientização sobre saúde ocular infantil. Em entrevista a Universa Uol, Daiane falou sobre os desafios que a família enfrenta desde então e aproveitou as redes sociais para alertar os pais sobre outras doenças que também podem afetar os olhinhos.

Retinoblastoma - A pequena Lua foi em diagnosticada em 2021 com retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular que se desenvolve na retina, localizada na parte posterior de olho. A doença é mais comum em bebês e crianças pequenas, até os 5 anos. Raramente é diagnosticado em crianças com idade acima de 6 anos.

Câncer calcificado- Atualmente, Lua já frequenta a escola e não faz mais tratamentos quimioterápicos porque o câncer está calcificado. Isto ocorre quando o tecido tumoral contém depósitos de cálcio. Esses depósitos podem ser vistos em exames de imagem, como radiografias ou tomografias. A calcificação pode ocorrer em diversos tipos de câncer, como carcinoma de mama, carcinoma de tireoide, ocular e entre outros. A presença de calcificações pode ajudar os médicos no diagnóstico e no planejamento do tratamento.

Doenças nos olhos comuns em crianças - Em recém-nascidos: Catarata congênita, Glaucoma congênito, Toxoplasmose, Toxocaríase, Descolamentos de retina, Conjuntivite, Leucocoria e Tracomas. Em crianças maiores: Estrabismo, Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Catarata Infantil.

Sinais- Em entrevista à Itatiaia, Luiz Carlos Molinari, da Sociedade Mineira de Oftalmologia cita sinais importantes os quais a família deve ficar atenta como olhos irritados ou vermelhos, lacrimejamento excessivo, coceira nos olhos, terçol, apenas um olho abrindo, pupila branca, criança apertando o olho, criança que cai com muita facilidade, dor de cabeça após escola.

Como prevenir- O oftalmologista também explica que as crianças desenvolvem a visão do 0 aos 8 anos, por isso, é importante que os pais levem os filhos a cada 6 meses ao oftalmologista nos dois primeiros anos." É importante que as crianças façam o teste do olhinho quando recém-nascidas, depois a cada seis meses até os dois anos. O teste deve ser repetido periodicamente até os 5 anos”, informa.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES