Se você está começando a tomar Whey Protein ou considerando incluí-lo na sua rotina, provavelmente já se perguntou qual a melhor forma de consumir. Misturar com água, leite ou iogurte pode afetar o sabor e a absorção dos nutrientes, e cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Para ajudar na escolha, a nutricionista Verônica Dias explicou como cada alternativa age no organismo.
A diferença entre tomar Whey com água, leite ou iogurte
A escolha de misturar Whey Protein com água, leite ou iogurte vai além do sabor, pois cada opção impacta a digestão, a absorção da proteína e a sensação de saciedade, de acordo com a nutricionista Verônica Dias. “A diferença não está apenas nas calorias. Também há variação na quantidade de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras”, explica.
Para uma absorção mais rápida e um shake mais leve, a melhor opção é misturar o Whey com água. “A absorção acontece de forma mais rápida e tem efeitos imediatos. É uma alternativa mais leve para quem busca reduzir calorias e gorduras”, destaca Verônica.
Misturar o Whey com leite torna o shake mais calórico, adicionando carboidratos, proteínas e gorduras, o que o torna mais nutritivo e saciante. “A digestão e a absorção acontecem de forma mais lenta, proporcionando maior saciedade”, afirma a especialista.
Misturar Whey com iogurte é ideal para quem quer um shake mais encorpado e benéfico para a microbiota intestinal. “Se for um iogurte natural, adicionamos probióticos, além de proteínas e gorduras. A absorção da proteína será mais gradual, o que também contribui para prolongar a saciedade”, explica Verônica.
Pós-treino imediato: Whey com água
Depois do treino, o objetivo é uma rápida absorção para recuperar os músculos e estimular a síntese de proteínas. “Se o objetivo é uma absorção acelerada, como no pós-treino, o Whey com água é a melhor escolha. Sem a presença de gorduras ou fibras, ele é digerido rapidamente, permitindo que os aminoácidos, especialmente a leucina, cheguem mais rápido ao músculo para estimular a síntese proteica”, afirma Verônica.
Entre refeições ou antes de dormir: Whey com leite ou iogurte
Para um aporte proteico mais prolongado e maior saciedade, adicionar leite ou iogurte ao Whey é uma excelente estratégia. “O leite contém caseína, que tem digestão mais lenta, prolongando a liberação de aminoácidos. O iogurte, especialmente o integral, também desacelera a absorção devido às gorduras e à caseína”, explica a nutricionista.
Tomar Whey antes de dormir também pode ajudar na recuperação muscular e melhorar a qualidade do sono. “A combinação de gorduras e proteínas de liberação gradual contribui para uma noite de sono mais estável, sem picos de glicose”, conclui a especialista.
Com informações do SportLife