Ultraprocessados: aumento no seu consumo traz risco de obesidade em jovens

Segundo pesquisa o consumo exagerado desses produtos podem trazer consequências aos jovens como a obesidade

Alimentos ultraprocessados podem trazer obesidade nos jovens | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O brasileiro está comendo cada vez mais alimentos ultraprocessados e segundo pesquisa divulgada pela Agência Brasil, isso pode aumentar em 45% o risco de obesidade, e o que pior, entre os adolescentes. O estudo, realizado pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo chegou a ser publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

De acordo com as informações da pesquisa uma alimentação que conta com alto consumo desse tipo de produto chega a aumenta em cerca de aproximadamente  a 52% o risco de acúmulo de gordura abdominal. No caso feminino esse percentual pode chegar a 63% com relação a gordura visceral, entre os órgãos internos.

Alimentos processados podem trazer obesidade -reprodução

Todo o trabalho de pesquisa teve o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Foram 3.580 adolescentes com idade entre 12 e 19 anos que participaram da pesquisa nos Estados Unidos. As entrevistas e exames foram conduzidos entre 2011 e 2016. Os dados abaixo, apesar de não ser tão atuais, refletem uma realidade que só piora.

Os jovens foram entrevistados de forma qualitativa, observando a rotina alimentar nas últimas 24 horas. Daniela Neri, uma das responsáveis pelo estudo, disse que foram feitas duas entrevistas com cada adolescente, em geral, sendo uma em um dia útil e outra no fim de semana.

Gordura e açúcar

Daniela Neri disse que os alimentos ultraprocessados têm muito pouco conteúdo nutricional, mas são mais atrativos, pois possuem sabores, cores e texturas feitos para agradar, especialmente as crianças. 

“São formulações de substâncias obtidas a partir do fracionamento de alimentos frescos”, disse dando como referência produtos como refrigerantes, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salgadinhos e alimentos congelados.

Apesar do uso de alimentos frescos na produção, a pesquisadora alerta que o resultado final são produtos muito calóricos e com quantidades altas de sal, gorduras e açúcar.

Por que eles são tão atraentes?

Alimentos ultraprocessados duram muito tempo e seu transporte acaba sendo outra opção de facilidade que torna ele bem mais comum no cotidiano alimentar.  Quando  falta tempo ou dinheiro, podem parecer ótima opção. O problema é o que ele causa no organismo. Então muito cuidado com o consumo exagerado. Veja o que diz o Ministério da Saúde sobre esses alimentos e comece a mudar sua alimentação.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES