Vacinação: 5 respostas essenciais para quem já pegou Covid-19 - 1. Devo tomar a vacina se já tive Covid-19?

Abordamos as principais dúvidas sobre a vacinação da Covid-19 em pessoas que já foram infectadas pelo Sars-CoV-2 (com ou sem sintomas) - 1. Devo tomar a vacina se já tive Covid-19?

Slide 2 de 6

1. Devo tomar a vacina se já tive Covid-19?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Sim. É verdade que, após a infecção de verdade, nosso corpo tende a gerar anticorpos e outros mecanismos de defesa. No entanto, nem sempre se cria a chamada “memória imunológica”, que é a capacidade de reconhecer uma segunda invasão e impedir seus estragos. Além disso, o surgimento das variantes parece aumentar o risco de reinfecção.

Outro ponto: não sabemos por quanto tempo um organismo que já sofreu com a Covid-19 manteria as defesas naturais contra o vírus. Um dos estudos mais recentes, publicado no periódico científico Nature, indica que os anticorpos continuam circulando por pelo menos cerca de seis a oito meses. Os cientistas da Universidade Rockfeller, nos Estados Unidos, chegaram a essa conclusão após analisar amostras de sangue de 188 voluntários.

Verdade que também não conhecemos o tempo exato que as vacinas conferem proteção — há pesquisas em andamento avaliando esse quesito. Ainda assim, a injeção serviria para renovar e fortalecer a proteção entre quem já pegou a doença antes. Todas as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduzem o risco de sofrer com a Covid-19, e não trazem efeitos colaterais adicionais entre indivíduos que manifestaram a enfermidade anteriormente.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES