Varíola dos macacos: saiba como ocorre a transmissão da doença - Onde se originou a varíola dos macacos?

Doença é encontrada principalmente na África Ocidental e Central; casos incomuns têm sido registrados na Europa e América do Norte - Onde se originou a varíola dos macacos?

Slide 4 de 4
Avalie a matéria:

Onde se originou a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos (Monkeypox) recebeu este nome em 1958, quando “dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa”, disse o CDC.

No entanto, o principal portador da doença, a varíola dos macacos, ainda é desconhecido, embora “suspeite-se que os roedores africanos participem da transmissão”, disse a agência.

O primeiro caso conhecido de varíola em pessoas foi “registrado em 1970 na República Democrática do Congo, durante um período de esforços intensificados para eliminar a varíola”, disse o CDC.

Após 40 anos sem casos relatados, a varíola dos macacos ressurgiu na Nigéria em 2017, disse o CDC. Desde então, houve mais de 450 casos relatados na Nigéria e pelo menos oito casos exportados internacionalmente, disse a agência.

Um surto ocorreu nos Estados Unidos em 2003, depois que 47 pessoas em seis estados – Illinois, Indiana, Kansas, Missouri, Ohio e Wisconsin – ficaram doentes devido ao contato com seus cães de pradaria de estimação, disse o CDC.

“Os animais de estimação foram infectados depois de serem alojados perto de pequenos mamíferos importados de Gana”, disse o CDC. “Esta foi a primeira vez que a varíola humana foi relatada fora da África”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES