Austrália: 'Peixe com mãos' é encontrado pela primeira vez em 20 anos

Um peixe que nada com membros semelhantes a mãos foi encontrado por mergulhadores vagando pelo fundo do mar na Austrália

Peixe com mãos é encontrado no fundo do mar por mergulhadores na Austrália | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um peixe que nada com membros semelhantes a mãos foi encontrado por mergulhadores vagando pelo fundo do mar na Austrália. A aparição desta rara espécie é a primeira em mais de 20 anos.

O peixe-mão rosa, também conhecido como Brachiopsilus dianthus, foi visto pela última vez por um mergulhador na costa da Tasmânia, em 1999.

Peixe-mão rosa encontrado por mergulhadores na Austrália (Foto: Reprodução)Outras revelações foram registradas apenas quatro vezes e temendo por sua sobrevivência, as autoridades recentemente classificaram a criatura como ameaçada de extinção.

Por outro lado, os cientistas se sentem otimistas com esta descoberta de "agulha no palheiro", pois acreditam que esta espécie de peixe esteja aumentando.

De acordo com o biólogo marinho Neville Barrett, associado da Universidade da Tasmânia, trata-se de uma nova esperança para a sobrevivência da espécie, que antes se pensava que vivia apenas em águas rasas. "A maior surpresa foi encontrar um peixe-mão rosa na região a uma profundidade de cerca de 120 metros", disse o especialista.

O peixe-mão rosa deve o seu nome às barbatanas em forma de mão que usa para caminhar ao longo do fundo do mar.

Segundo os pesquisadores, o peixe-mão rosa é nativo apenas da Austrália. Esta espécie, assim como outras, podem ser encontradas no parque marinho da Tasmânia, uma área de preservação um pouco maior que a Suíça, que contém uma enorme fenda na crosta terrestre onde a vida marinha presente em profundidades de mais de 4.000 metros.

Mas é apenas uma das muitas espécies endêmicas da área, de acordo com Jason Mundy da Parks Australia, a agência governamental que administra os parques nacionais do país.

"A colaboração é a chave para o levantamento deste extraordinário parque marinho", disse Mundy. "Seus desfiladeiros e montanhas subaquáticas mantêm uma notável diversidade e abundância de criaturas marinhas, muitas das quais não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES