Curioso! Fóssil esclarece como cobras perderam seus membros; confira - Fóssil

O fóssil dá a visão de como uma criatura foi no passado e de como ela evoluiu, como esse que mostra como as cobras perderam suas patas - Fóssil

Slide 2 de 3
Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fóssil

Foi o pesquisador Arjan Mann e seus colegas do Museu Nacional de História Natural, administrado pela Instituição Smithsoniana, em Washington, D.C., que descobriram os dois fósseis dos animais antigos. Eles fizeram a descoberta nas rochas do Estado americano de Illinois. Essas rochas são bem conhecidas entre os paleontólogos porque preservam fóssil remanescente de criaturas terrestres bem detalhadas.

O fóssil encontrado foi batizado de Nagini mazonense, que mostra um novo gênero e espécie. Ele tinha um corpo parecido com o de uma cobra, sem os membros anteriores, media até 10 centímetros de comprimento. Além disso, o fóssil também não tinha a estrutura óssea que sustenta a conexão dos membros anteriores ao corpo.

No entanto, a Nagini mazonense tinha um par de patas traseiras bem curtas, mas totalmente formadas. E cada uma dessas patas tinha quatro dedos. O fóssil também tinha impressões de tecidos moles, o que por sua vez sugere que a espécie tinha um focinho redondo e um corpo alongado com cerca de 85 vértebras e costelas. Tudo isso estava visível no esqueleto, de 308 milhões de anos, praticamente inteiro.

“Eles dependem mais da locomoção baseada no corpo e menos da locomoção impulsionada pelos membros”, disse Mann.

“Os embriões de cobras, como pítons, criam ‘brotos’ de membros posteriores que se dissolvem durante o desenvolvimento. A descoberta de um fóssil primitivo semelhante a uma cobra com membros posteriores, mas sem membros anteriores é um grande achado, pois demonstra a existência de formas transicionais antes da perda total dos membros durante a evolução”, disse Rolf Zeller, da Universidade de Basel, na Suíça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES