Com o Natal se aproximando, muitos lares já estão decorados com a clássica árvore iluminada, peça central da celebração. No entanto, esse símbolo tão importante pode ser facilmente derrubado ou danificado pelos gatos, atraídos pelas luzes coloridas e pelo formato chamativo — o que também pode colocar a saúde dos felinos em risco.
Pensando na segurança dos pets e na preservação da decoração, o portal Pet Parenting da Trupanion listou cinco medidas para montar uma árvore mais segura.
🌲 Escolha bem o tipo de árvore
Gatos adoram pinheiros naturais e podem tentar subir neles. Por isso, é recomendável optar por uma árvore artificial, que é mais segura e possui grande variedade de modelos e preços.
📍 Posicione a árvore estrategicamente
Coloque a árvore em locais altos ou de difícil acesso para os felinos. Segundo a Arm & Hammer, gatos conseguem pular de cinco a seis vezes sua própria altura, então evite deixá-la próxima de móveis que sirvam de trampolim. Usar uma base forte e resistente também ajuda a evitar quedas.
🎀 Decore com inteligência
Gatos podem ver enfeites brilhantes como brinquedos. Por isso:
coloque os itens mais chamativos no alto da árvore;
use enfeites menos brilhantes na parte inferior;
evite peças de vidro, metal, penas ou materiais frágeis na parte de baixo.
🍊 Use frutas cítricas como repelente natural
Depois de montada, a árvore pode ganhar um reforço de proteção: frutas cítricas. O cheiro de laranja, limão ou tangerina é desagradável para os gatos, explica a Cats Protection. O olfato felino é sensível, e esses aromas funcionam como um repelente natural.
🧶 Mantenha seu gato ocupado
Brincadeiras durante as festas ajudam a distrair o gato e evitar que ele vá atrás da árvore.
Algumas opções:
oferecer guloseimas;
usar brinquedos novos;
promover sequências de atividades que o deixem cansado, reduzindo o interesse pela árvore.